Borracha

Borrachas

Viton

O Viton® é um elastômero de excelente resistência a altas temperaturas e à ataques químicos e excelentes propriedades mecânicas, conhecido pela sua resistência a ácidos concentrados (nítrico e sulfúrico), clorídrico, cítrico, óleos e graxa.

A marcante resistência do Viton® ao calor e aos ataques químicos, associada a excelentes propriedades mecânicas, fazem com que suas vedações apresentam desempenho superior a qualquer outro tipo, desde que aplicado ás mesmas condições de trabalho.

A identificação do Viton® é normalmente rápida definida através de sua coloração ou odor característicos, apesar de outros elastômeros, caso seja pedido ao fabricante, poderem apresentar estas mesmas características, pois a coloração provem da anilina que é adicionada à matéria-prima, assim como o cheiro de canela vem do acelerador de vulcanização de alguns fabricantes.

NBR

A resistência ao óleo é a propriedade mais importante da borracha nitrílica. A grande maioria das propriedades dos vulcanizados de NBR depende do teor em ACN e do tipo e quantidade de plastificante usado na formulação.

Uma maior resistência ao óleo, ao fuel, à benzina ou a qualquer outro líquido, traduz se num menor aumento de volume (menor inchamento) dos provetes de NBR quando mergulhados nos líquidos referidos.

Devido ao seu preço, o NBR é usado em aplicações onde, para além de boas propriedades mecânicas e/ou boa resistência à fadiga dinâmica, é também exigida boa resistência ao inchamento em óleo e/ou em gasolina, boa resistência ao envelhecimento por calor e à abrasão. É utilizado na indústria em geral, indústria automóvel e no sector dos óleos minerais.

 EPDM

EPDM têm boa resistência ao calor e ao envelhecimento, boa resistência a baixa temperatura e à luz solar, boa elasticidade, bom poder isolante, excelente resistência ao ozônio e à intempérie. O lençol e placas de EPDM tem a temperatura de trabalho de -40°C á 70°C.

As mantas, lençol e placas de EPDM, no que diz respeito à resistência química, destacaram a resistência à água quente e ao vapor, ao líquido de travões à base de glicol, a muitos ácidos orgânicos e inorgânicos diluídos, a soluções salinas, ao óleo de silicone e a soluções de carbonato de cálcio e de carbonato de potássio.

As mantas, lençol e placas de EPDM, tem baixa absorção de água e é indicada para impermeabilização. Todavia as mantas, lençol e placa de borracha EPDM não são indicados para GLP, óleos/combustíveis, derivados de petróleo e lubrificantes.

NEOPRENE

As propriedades do Neoprene apresentam boa resistência à intempérie, ao ozônio, ao envelhecimento e aos agentes químicos.

Neoprene apresentam boas características mecânicas e uma boa elasticidade a temperaturas baixas da ordem dos -40 °C, para além de serem muito pouco inflamáveis e apresentarem uma boa resistência a temperaturas da ordem dos 100 °C ou, por breves períodos, de 120 °C. Apresenta uma boa resistência química aos óleos parafínicos, uma média resistência química aos óleos nafténicos e hidrocarbonetos alifáticos e uma fraca resistência aos hidrocarbonetos aromáticos, hidrocarbonetos clorados e solventes polares.

Neoprene não são recomendados para cetonas e combustíveis

SILICONE

Silicone é um material elástico cuja estrutura básica está constituída por uma união do grupamento Si-O, sendo obtido primordialmente a partir da areia de quartzo através de sofisticados processos químicos.

Quando submetido a altas temperaturas e reações químicas complexas obtém-se o silício metálico, precursor de uma família de compostos designados de silanos, que, por sua vez, são as matérias-primas destinadas a fabricação da borracha de silicone.

As propriedades do silicone têm boa resistência a ampla faixa de temperatura, intempéries e ozônio. Os Silicones são ótimos para higiene e isolamento elétrico, sendo muito utilizado em forro de estufas, juntas, tampões, etc.

Não é indicado para GLP, combustíveis derivados de petróleo, abrasão e cortes, são indicados para temperatura de trabalho de -60°C á 200°C.

BUSCA

ssl